quarta-feira, 2 de abril de 2008

A pesquisa histórica em Contabilidade no Brasil

O interesse pela pesquisa histórica contábil, existe no país, motivado por dois fatores: o aumento do número de programas Stricto Sensu em Controladoria e Contabilidade, principalmente a partir da lei no.9394/96, e o advento das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Contábeis, com o parecer CNE/CES no.289/2003, e da Resolução CNE/CES no.10/2004, que propugnam a formação de profissionais dotados de competências profissionais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Um aspecto perceptível nos trabalhos históricos desenvolvidos a partir do século XXI é a importância do ensino e de suas condições de oferta, para atender à crescente demanda por profissionais mais qualificados, para atuar numa economia que ao longo do século XIX ensaiou seus primeiros passos e, desde o século XX, busca sua consolidação.
Saes e Cytrynowicz (2001, p.37-59) analisaram como o ensino comercial contribuiu para a origem dos cursos superiores de Economia, Administração e Contabilidade no País. Tomaram a criação da Aula de Comércio por D.João VI, em 1808, como marco de pesquisa, e estenderam a análise até a criação de tais cursos superiores. Apontaram que, para o ensino comercial identificado com a formação do Contador, havia um aprendizado formal de técnicas de gestão de negócios e que os três cursos eram um desdobramento do ensino comercial. Concluíram sua pesquisa evidenciando que a distinção entre os cursos é recente e muitas funções exercidas por tais profissionais possuem sobreposições até os dias atuais. Bacci (2002) estudou a evolução da Contabilidade no Brasil, enfatizando a influência da legislação na profissão contábil, os erforços para o reconhecimento da profissão e para a criação dos órgãos de classe. Apontou como conseqüência da legislação sobre a profissão a padronização das demontrações contábeis, a necessidade da fiscalização do exercício da profissão pelos órgãos de classe e a criação no século XX dos cursos técnicos profissionalizantes e superiores.
Texto extraído de ''EVOLUÇÃO DO ENSINO DA CONTABILIDADE NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA''.

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