quarta-feira, 2 de abril de 2008

Contabilidade no contexto social

A observação do comportamento histórico da contabilidade demonstra a constante participação desta nas relações sociais. Desde a antiguidade são utilizados registros e controles contábeis para orientar os negócios e avaliar o desenvolvimento das entidades. Na medida em que a sociedade evoluiu, as transações empresariais ganharam em complexidade e competitividade, surgindo assim, as grandes empresas, os grandes grupos empresariais, etc. Essa nova realidade trouxe, para o profissional da Contabilidade, maiores exigências quanto ao tipo de serviço ele deveria prestar. Nos dias de hoje, com toda a evolução tecnológica experimentada pela humanuidade e, principalmente, pelo envolvimento cada vez maior entre empresa e comunidade, torna-se imprescindível a participação da Contabilidade como fonte geradora de informações.

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela iniciativa. Realmente a abrangência da contabilidade é muito ampla. Como sugestão podes acrescentar o pale da contabilidade em relação ao "disclosure" da Responsabilidade Social Empresarial.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Devido a complexidade e as necessidades de controle de um número relevante de fatos contábeis do dia - a - dia das empresas, a informática tornou-se uma ferramenta indispensável ao trabalho do contador, facilitando o seu trabalho e tornando-o mais rápido, uma vez que o profissional de contabilidade deve dispor de tempo para manter-se atualizado nas constantes mudanças que ocorrem na legislação tributária.

Anônimo disse...

Muito interessante os assuntos expostos neste blog. Atualmente toda a sociedade é desafiada a ser “contador” diariamente. Estamos sempre frente a orçamentos domésticos calculando nossas necessidades: seja com contas a pagar, ou com dinheiro remetido em poupanças. Assim como em empresas que precisam da contabilidade para se posicionar perante ganhos e perdas monetárias, e o acumulativo de bens (estoques). É somente através dela que temos a possibilidade de saber os valores patrimoniais que dispomos. Em sociedade, nada passa sem sua administração.
Fabiana C.Stefens
Acadêmica do curso de Ciências Contábeis- UNISC